domingo, 2 de agosto de 2009

Zidovudina




Ao revelar-se capaz de inibir a reprodução do vírus HIV, o AZT tornou-se a primeira substância aprovada para tratamento da Aids, ampliando sensivelmente a expectativa de vida dos pacientes. Atualmente é usado em conjunto com outras drogas na composição do coquetel anti-Aids.

Licenciado para uso humano em 1987 pela Food and Drug Administration, órgão que controla a produção de remédios e alimentos nos Estados Unidos, o AZT surgiu em 1965 como substância para tratamento de câncer. A droga, cuja síntese era bastante complexa, foi patenteada pela empresa Glaxo Welcome®, que monopolizou a produção do medicamento depois da descoberta de seu potencial contra o HIV.
Apesar das especulações de que o medicamento se tornaria rapidamente obsoleto, devido a uma mutação resistente desenvolvida pelo vírus, permanece sua importância no tratamento da Aids, pois já se conhece o mecanismo dessa resistência e formas de vencê-la.

Principais efeitos da Zidovudina:O remédio mais antigo e ainda hoje

o mais utilizado no combate à Aids tem como efeitos colaterais mais importantes a anemia (redução das células vermelhas do sangue), tendo como sintomas palidez, fraqueza, cansaço, tonteiras e batimento acelerado do coração; a leucopenia (diminuição das células brancas do sangue) e a plaquetopenia (redução no número do componente ligado à coagulação do sangue).

Nos casos mais graves de anemia outros sintomas como desmaios e inchaço dos pés e das mãos podem surgir, inclusive com necessidade de transfusão de sangue.

Outros efeitos colaterais:
- Dor de cabeça;
- Tonteiras;
- Insônia;
- Perda momentânea de memória;
- Manchas arroxeadas na boca e nas unhas;
- Escurecimento da pele;
- Hepatite (inflamação do fígado); e
- Miosite (inflamação dos músculos).

No surgimento de alguns desses sintomas o médico deverá ser consultado para uma maior orientação.


Dicas:
Realizar periodicamente hemograma completo e contagem de plaquetas que são exames capazes de detectar alterações nas células do sangue. Alimentação rica em carnes, ovos, verduras, feijão, beterraba e inhame, pois estes alimentos são ricos em ferro e ácido fólico. Estes componentes combatem a anemia.

Cuidados ao ingerir:- Evitar o uso concomitante com a Estavudina e a ribavirina (potencial para redução da atividade anti-retroviral).
- Não requer dieta
- Em caso de enjôo ou tontura, coma algo antes e após ingeri-las

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.