
Esper Kallás é médico infectologista, professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, antiga Escola Paulista de Medicina, onde é responsável pelo laboratório de doenças infecciosas. Defendeu tese de doutorado em imunologia de doenças infecciosas na Universidade de Rochester, Estados Unidos.sEGUE entrevista com Dr.Drauzio Varella:
VARELLA - A epidemia da AIDS começou mesmo na África?
KALLÁS - Estudo realizado nos Estados Unidos baseou-se na análise das características genéticas do vírus HIV isolado em várias regiões do mundo para traçar o local onde a epidemia teria surgido. Essas seqüências genéticas foram colocadas num grande computador que, utilizando programas matemáticos complexos, mapeou a evolução do vírus, estabelecendo as modificações adquiridas e sua adaptação às diversas regiões em que foi identificado no planeta.
Esse e outros estudos sugerem que a epidemia tenha surgido de fato no centro da África, numa região abaixo do deserto do Saara onde o vírus, antes encontrado somente em chimpanzés, foi transmitido para os humanos através de contato ocasional entre esses animais e os homens.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante para mim.