quarta-feira, 29 de julho de 2009

Hímens !















Ele não passa de uma membrana, bem simples até, que recobre a entrada da vagina e geralmente tem um orifício pequeno por onde escoa o sangue da menstruação, quando a menina ainda não transou pela primeira vez. Mas essa membrana até hoje, no novo milênio, ainda dá o que falar... Confira!

O menino vai sentir a presença do meu hímen durante a primeira relação?

O hímen é uma membrana que, na maioria dos casos, se rompe com facilidade durante a penetração. Ou seja, não dá muito para “sentir a presença” do dito cujo. O que ocorre geralmente é que a menina está tensa, preocupada e ansiosa nas primeiras relações. Aí, muitas vezes contrai toda a musculatura da região vaginal. Além disso, como não consegue relaxar, não se estimula muito e, em conseqüência, não produz aquela lubrificação vaginal natural (que nosso corpo libera na hora daquele super clima). Por causa de fatores como esses, fica mais difícil para a penetração. Resumindo: diante de tudo isso, não dá muito para “sentir” o hímen. O que se percebe, às vezes, é uma dificuldade na hora da penetração por causa dos fatores descritos acima. Mas isso não acontece apenas se a menina for virgem. Pode ocorrer com qualquer mulher, de qualquer idade.

Meu namorado colocou o dedo dentro da minha vagina. Perdi a virgindade?
Não dá para saber. Há diversos tipos de hímen, uns que se rompem com mais facilidade e outros que não se rompem tão facilmente assim, permitindo até mesmo a introdução de um dedo. É difícil olhar e descobrir qual é o seu. Para saber melhor , só mesmo indo ao ginecologista e conferindo com ele.

Absorvente interno tira a virgindade?
Assim como a questão anterior, a resposta é: depende do tipo de hímen. Há vários tipos, inclusive um com um orifício central que costuma permitir a passagem do absorvente interno de tamanho pequeno sem o risco de rompimento. Mas, mais uma vez, vale dizer: para saber se esse é o seu caso, só mesmo visitando o ginecologista e checando com ele.

Que história é essa de vários tipos de hímen?
É verdade, há vários tipos mesmo!

O tipo mais comum de hímen é o anular: é uma membrana com um pequeno orifício central, por onde escoa o sangue da menstruação enquanto a menina ainda é virgem;


Um outro tipo, o complacente: é extremamente elástico e não se rompe com facilidade. Ou seja, a garota que nasceu com esse hímen pode até ter uma ou mais relações sexuais com penetração sem que ele se rompa.


Existe também um que é bem raro, o imperfurado: como o próprio nome diz, ele não tem nenhum “furo”, ou seja, é preciso fazer uma pequena cirurgia (o ginecologista é quem faz) para que o sangue da menstruação escoe, quando a garota ainda é virgem.


Mais um, o cribiforme: ele tem uma série de pequenos orifícios. Este também é pouco comum.

Se o menino olhar, ele vai ver o meu hímen ali no lugar?
É difícil para um garoto ou uma garota olhar e perceber direitinho se o hímen está ali, intacto. Ou ainda reconhecer qual é o tipo. Isso é mais facilmente feito em consultório de ginecologista. Mas, fica a pergunta: pra quê? Ser ou não virgem é algo que cabe exclusivamente à garota. Se o namorado desconfia, isso é uma outra questão. Em casos como esse, talvez seja a hora de bater um papo franco com ele sobre o relacionamento de vocês como um todo: a importância de confiar um no outro, de respeitar a privacidade um do outro e de outras coisas mais.

Você confere outras dúvidas no livro “500 Perguntas Sobre Sexo do Adolescente – Um Guia para Jovens, Educadores e Pais”, que acabei de lançar pela editora Objetiva.

Beijos

Laura Muller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.