segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lavagem de esperma


A lavagem de esperma é um processo que foi desenvolvido para os casais que desejam ter filhos, no caso de o homem ser HIV - positivo e a mulher HIV - negativo. É o processo que reduz o risco de transmissão do vírus do HIV para a parceira e, subseqüentemente, para o feto.

A lavagem de esperma fundamenta-se no fato de que o material infectado por HIV é transportado primariamente no líquido seminal e não no próprio esperma. A técnica envolve a purificação do esperma do líquido seminal. O esperma purificado é assim, utilizado para inseminar a mulher em seu período de ovulação e com maiores probabilidades para engravidar ou através de fertilização in vitro.

Esta técnica foi iniciada em Milão e atualmente já realizou mais que duas mil inseminações . Até o presente, nenhuma mulher foi soro-convertida e após exames, foi constatado que todas as crianças nasceram HIV - negativas. A primeira criança nascida por este método já está com mais de onze anos de idade.

Teoricamente existe um pequeno risco de transmissão do HIV para as mulheres, mas a lavagem de esperma é, contudo, consideravelmente mais segura do que fazer sexo sem proteção. Porém, esse método não é adequado para o casal que decidir não correr risco algum, não importando o quão pequeno for. Estes casais podem optar por uma alternativa livre de riscos, assim como a inseminação artificial através de doadores.

Os serviços estão disponíveis no Hospital de Chelsea e Westminster (C & W) que neste informativo foi citado como um exemplo, outros centros de saúde podem, também, oferecer esses serviços.
No programa do ‘C & W’ O primeiro passo do casal é consultar um assistente social, podendo assim adquirir mais informações, apoio e explorar algumas questões envolvidas. Os casais terão consultas individuais e coletivas. A decisão de optar por tratamento poderá não ser fácil, embora o risco de infecção para a parceira seja mínimo, continua existente, e para um ou ambos os parceiros, isto poderá representar um risco grande demais. Existe também uma oportunidade para discutir questões referentes à própria paternidade e maternidade, assim como lidar com uma criança cujo pai ou mãe é HIV - positivo e para enfrentar a realidade de que o tratamento não garante a gravidez, tais consultas estão disponíveis, individualmente ou para o casal, durante toda a duração do programa do ‘C & W’.

Os casais deverão também ter uma completa avaliação de sua saúde sexual na consulta inicial, a qual inclui um exame para HIV para ambos. Após estes exames, uma consulta será marcada na Unidade de Assistência à Concepção do C & W, para avaliar a fertilidade de cada casal. Durante as semanas seguintes, vários exames serão feitos, incluindo exame de sangue, juntamente com ultra-sonografia e radiografias para a mulher e uma análise de sêmen para o homem. Estes exames indicarão se a inseminação pode ser uma opção real. Caso um dos dois tiver um resultado de fertilidade não satisfatório e após todas as possibilidades estarem esgotadas, a inseminação in vetro (IVF) poderá ser considerada. As análises e consultas preliminares poderão levar de dois a três meses.


Requisitos para admissão ao programa do C & W

Os casais precisam fornecer uma carta de encaminhamento dos seus médicos (pode ser do clínico-geral ou do especialista em HIV), e informação recente quanto à carga viral e a contagem de CD4. A Unidade de Assistência à Concepção do C & W tem como obrigação considerar o bem estar de qualquer criança nascida como resultado de sua intervenção podendo somente oferecer este serviço para casais que estejam em uma relação estável e séria.
Será solicitada do casal uma carta de consentimento declarando que os procedimentos estão claros, e que o casal está preparado para aceitar o pequeno risco envolvido.

Durante todo o período do programa a mulher deverá fazer exames para HIV. É obrigatório que o casal não faça sexo sem proteção durante o período de 3 a 6 meses precedente ao início do programa e até a sua finalização. Ambos deverão, também, privar-se de qualquer outra atividade de risco que poderia expô-los a riscos de infecção pelo HIV ou qualquer outra doença infecciosa contraída pelo sangue.


Custos

Há um custo para a lavagem de esperma, a qual ainda não está disponível pela ‘NHS’ [Assistência de Saúde Britânica]. As Instituições Autônomas de Saúde poderão auxiliar, fundamentando-se na redução dos riscos de infecção, algumas instituições de saúde simpatizam com a causa e poderão subsidiar um ou mais ciclos de ‘IUI’ para a lavagem de esperma.
O custo inicial dos exames e consultas no ‘C & W’ está atualmente em £570, e o custo de cada ciclo de IUI com lavagem de esperma em £750.

Quaisquer questões relacionadas à lavagem de esperma deverão ser direcionadas à Unidade de Assistência à Concepção (telefone 020 8746 8585)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.