
As vacinas têm um modo interessante de nos defender contra vírus e bactérias perigosos. Alguns invasores, já enfraquecidos, são introduzidos no nosso sangue. Que loucura! Na verdade, é um modo de estimular a produção dos nossos próprios anticorpos contra uma doença específica.
Cada vírus ou bactéria pode causar uma doença diferente: existe o vírus do sarampo, o da gripe, a bactéria que causa a raiva nos bichos e pode passar para a gente. Do mesmo modo, produzimos anticorpos diferentes para cada invasor.
Vamos ver, por exemplo, a vacina contra sarampo. É injetado nas pessoas o vírus que causa esta doença, mas ele já está fraquinho. Ao notar esse corpo estranho no sangue, os glóbulos brancos vão produzir anticorpos, que destruirão o vírus, e ficarão sempre preparados para quando ele aparecer de novo. Às vezes, pelo resto da vida.
É como andar de bicicleta, quem aprendeu não esquece mais. Assim, quando a doença causada por esse invasor chegar, dificilmente vai conseguir se instalar no nosso corpo. Já vai encontrar anticorpos treinadíssimos para exterminá-la.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante para mim.