sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tem vacina de todo o jeito!



















Você não se lembra, mas quando era neném, você era o maior "rato de posto de saúde"! É que a maior parte das vacinas é aplicada quando a gente ainda é bem pequeno. Tanto que, assim que nasce, o bebê ganha logo uma carteirinha de vacinação, para ajudar os pais e médicos a controlar direitinho a imunização dos pequeninos.

BCG
A palmada do médico, o calor do colo da mamãe e a picada da BCG: essas foram as três primeiras coisas que você sentiu na vida. Todas as crianças tomam a BGC quando ainda estão no berçário! E é superimportante, porque é essa vacina que vai deixar você protegido contra a tuberculose. A BCG a gente só toma essa única vez, mas a danada fica com a gente por um montão de tempo. É que a picada dessa vacina costuma virar um machucado, que dura de 8 a dez semanas. E se você der uma olhada no seu braço agora, vai ver que a marca da BCG ainda está lá!

HEPATITE B
Quem causa a hepatite B é um vírus que não tem bem um nome, e é conhecido como HbsAg. Além de proteger contra uma doença bem grave, a vacina contra hepatite B também é muito importante por outra coisa: é que essa doença, além de ser contagiosa, tem a mania de ficar "disfarçada" no organismo por algum tempo antes de se manifestar. Ou seja, uma pessoa infectada pode transmitir para várias outras sem saber! Por isso, não dá para não tomar essa vacina!

VOP (VACINA ORAL CONTRA PÓLIO)
A VOP é aplicada de forma oral, o que quer dizer que, na hora de tomar essa vacina, você só precisou colocar a língua para fora e deixar o médico pingar um punhado de gotinhas nela.
Essas gotinhas deixaram você protegido contra uma das doenças mais terríveis que existem: a poliomielite, que também é chamada de paralisia infantil. Pelo nome, já deu para sacar que as vítimas preferidas do poliovírus selvagem (o causador da pólio) são os pequeninos! E por muito tempo, as crianças brasileiras sofreram por causa dessa doença.

Mas em 1994 o Brasil recebeu um certificado que deixou muito feliz: o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem. Esses palavrões todos aí querem dizer que não existe mais nenhuma criança com paralisia infantil no nosso país!

HIB
Hib é um nome mais curto para a Haemophilus influenzae tipo b, uma bactéria que pode fazer a gente pegar meningite.


SRC (TRÍPLICE VIRAL)
Depois de um merecido descanso de 6 meses, lá foi você no colo da mamãe de volta para o posto de saúde. Dessa vez, para tomar uma vacina "três em um", a tríplice viral. E, de uma picada só, ela deixou você protegido contra três doenças: o sarampo, a caxumba e a rubéola!



DTP
O nome dela é DTP, mas todo mundo conhece essa vacina como tríplice. Ou melhor, como tríplice bacteriana, porque existe uma tríplice contra vírus também.

E ela ganhou esse "apelido" porque protege nosso corpo contra três doenças: a difteria, o tétano e a coqueluche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.