
Se o segundo ELISA apresentar novamente um resultado positivo então, é efetuado um outro teste mais sensível denominado "Western blot" . Se o "Western blot" for positivo, testa-se uma segunda amostra de sangue com o mesmo teste. Um indivíduo é considerado "soropositivo" apenas quando todos estes testes tiverem resultados positivos. Os resultados de falso positivo são extremamente raros (cerca de 1 em cada 20 000 testes).
Uma vez que o sistema imunitário necessita de algum tempo para produzir anticorpos em quantidades que possam ser detectadas, este teste pode não resultar imediatamente após a ocorrência da infecção. Como tal, um indivíduo que efectue um teste de HIV durante este período pode ter resultados negativos mesmo que esteja infectado. Chama-se a isto um resultado falso negativo. São necessárias cerca de 6 a 12 semanas após a exposição ao vírus para o desenvolvimento de quantidades mensuráveis de anticorpos.
Uma detecção inicial de uma infecção com o HIV é apenas possível através da medição direta do ácido nucleico viral no sangue do paciente (ver "carga viral"). Mas estes testes são muito mais dispendiosos, não sendo usados para despistagem de rotina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante para mim.