quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Campanha “Muito Obrigado”


“Em apenas três anos, os fundos da UNITAID possibilitaram o acesso a 12 milhões de tratamentos em 93 países, salvando milhões de vidas”, disse Temporão. Pioneiro no acesso universal a medicamentos, o Brasil é, junto com a França, fundador original da Unitaid – agência internacional de compra de medicamentos para aids, Tuberculose e Malária em países em desenvolvimento. “Por meio desta campanha, queremos encorajar outros países da América Latina e do mundo a apoiar o grande trabalho da UNITAID em favor da ampliação do acesso a medicamentos”, completa o ministro.

Em três anos, a UNITAID investiu US$ 1 bilhão no aumento do acesso a tratamentos. Isso afetou de forma significativa o mercado farmacêutico dos países em desenvolvimento, promovendo a competição e a redução dos preços de produtos que salvam vidas. “Estamos orgulhosos de estarmos à frente desta iniciativa inovadora. O trabalho da UNITAID complementa esforços de saúde global, por meio do fornecimento de novos fundos e de fazer os mercados trabalharem melhor para essas pessoas”, disse Mariângela Simão.

A UNITAID trata mais de 200 mil crianças que vivem com o vírus da aids, o que representa 70% de todas as crianças tratadas no mundo. Distribuiu 8 milhões de tratamentos mais eficazes de malária – a terapia combinada à base de artemisinina – e forneceu 20 milhões de mosquiteiros (comprovado método de prevenção da malária) a países onde a doença é endêmica. A UNITAID também é um grande doador global na luta contra a tuberculose, inclusive contra as versões mais mortais da doença, com mais de US$ 200 milhões investidos em testes e tratamentos em 72 países.

O trabalho da UNITAID ajuda a desenvolver formulações médicas necessárias nos países em desenvolvimento e que não são prioritárias na agenda de pesquisa das indústrias farmacêuticas ou nos programas desses países, como a dose fixa combinada de medicamentos pediátricos contra HIV/aids. Os objetivos da UNITAID são reduzir os preços dos medicamentos e apoiar o desenvolvimento das combinações necessárias, por meio de um modelo alternativo para a gestão da propriedade intelectual, como o pool de patentes.

“Esta será uma poderosa ferramenta para a saúde pública”, disse Jorge Bermudez, secretário-executivo da UNITAID. “Outros fornecedores de medicamentos ao mundo em desenvolvimento e governos nacionais também podem integrar esse grande pool de produtos disponíveis a preço mais baixo. A dura realidade de crianças morrendo de causas relacionadas ao HIV em países pobres pode ser algo do passado.”

Financiada com recursos provenientes de uma taxa solidária cobrada em bilhetes aéreos em 12 países, o que representa 70% de seu orçamento, e de contribuições de longo prazo de governos, a UNITAID, por meio da campanha “Muito Obrigado”, agradece aos passageiros aéreos e aos contribuintes dos países que participam da mobilização, incluindo o Brasil.

A campanha será veiculada na mídia nacional e internacional, na internet, em cinemas, nos aviões e aeroportos dos países que ajudaram a concretizar essa iniciativa. Os materiais são baseados na história de pessoas beneficiadas pela UNITAID em três países. Os filmes mostram crianças em um orfanato no Camboja que têm acesso a tratamentos de HIV/aids financiados pela UNITAID; um pai que está em tratamento contra a tuberculose no Nepal e uma família da Zâmbia que, até recentemente, vivia sob o medo de surtos recorrentes de malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.