
Senado analisa taxa de US$ 2 por viagem internacional; arrecadação seria destinada ao tratamento da aids nos países pobres
A cobrança de 2 dólares por viagem aérea internacional com o objetivo de financiar a compra de medicamentos contra aids, malária e tuberculose para países mais pobres poderá entrar em vigor no Brasil, informou nesta sexta-feira o jornal O Dia.
Segundo o jornal carioca, a proposta foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, e o valor recolhido seria destinado à Central Internacional para Compra de Medicamentos (Unitaid).
A Unitaid foi criada em 2006 pelos governos do Brasil e da França, e já capta recursos em taxas aéreas no Chile, Costa do Marfim, Coreia do Sul, Madagascar, Ilhas Maurícios, Niger e França.
"Trata-se de iniciativas que objetivam proporcionar melhores condições de saúde, mediante a compra e distribuição de medicamentos para países mais carentes da comunidade internacional", afirmou Eduardo Suplicy à Agência Senado.
Se aprovado o projeto de lei, o Brasil deverá doar também 20 milhões de dólares à Aliança Global para Vacinas e Imunização, órgão semelhante à Unitaid, mas voltado para a realização de práticas de imunização.
Fonte: O Dia
19/11/2010

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante para mim.