segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TRANSEXUAIS CHAMAM A ATENÇÃO











A revista Istoé e outros veículos falam de transexuais que chamaram a atenção do Brasil. Lea T., a modelo brasileira lançada pela Givenchy, apareceu na capa de uma revista beijando Kate Moss. Em seguida, Ariadna, a primeira participante a deixar o "Big Brother Brasil 11", gritou em rede nacional: "sou a primeira transexual a participar do BBB". Transexuais estão cada vez mais visíveis na sociedade. Por trás dessa mudança, está a luta dos movimentos militantes nas últimas décadas, mas também um sistema de saúde que atende a essa parcela da sociedade. O Hospital Estadual Pérola Byington, de São Paulo, vai oferecer cirurgias gratuitas para homens trans, ou seja, mulheres que desejam retirar trompas e útero para se adequar ao gênero masculino. Trinta pessoas já estão esperando pela cirurgia. A cirurgia de mudança de sexo foi liberada em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter experimental. "Antes de 1997, os trans tomavam hormônios por conta própria e faziam cirurgias no Exterior", diz Alexandre Saadeh, psiquiatra e coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas (HC), de São Paulo. Há 13 anos trabalhando com transexuais, é Sadeeh quem libera laudos autorizando as cirurgias no HC. Hoje, existem apenas quatro centros de referência em cirurgia no Brasil. O Pérola Byington quer ser mais um deles. "Pretendemos realizar até oito cirurgias por mês", afirma Luiz Gebrim, diretor do hospital. Para atender esse público, a instituição fechou uma parceria com o Ambulatório de Saúde Integral para travestis e transexuais de São Paulo. O Ambulatt faz o acompanhamento psicológico de até dois anos e prepara o laudo para a cirurgia.

PESSOAS COM AIDS TÊM MAIS RISCO DE DERRAME
Neste sábado, o jornal Folha de São Paulo e outros veículos abordam pesquisa da Universidade da Califórnia que trata do aumento do risco de derrame em pacientes com Aids. Segundo o trabalho, isso pode ser consequência de efeitos colaterais dos remédios antiaids. Alguns antirretrovirais afetam as taxas de gordura e de açúcar no sangue, dois fatores ligados aos derrames. Portadores do vírus HIV têm um risco três vezes maior de sofrer um derrame do que os não infectados. Enquanto o número de derrames caiu 7,2% entre 1997 e 2006, as taxas dispararam 67% entre pacientes com AIDS. A maioria dos casos aconteceu por causa de coágulos de sangue no cérebro, o chamado derrame isquêmico. A equipe analisou informações de hospitalização de pacientes de uma amostra representativa da população americana entre 1997 e 2006. O estudo não mostra por que os derrames estão crescendo, mas os médicos afirmam que o período pesquisado coincide com a disseminação do uso do coquetel de remédios contra a infecção.



O Clipping de Notícias do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais é uma seleção de reportagens, entrevistas, artigos, cartas e demais conteúdos disponíveis em jornais e sites sobre assuntos ligados à temática das DST, Aids e sexualidade. Os textos são a reprodução do que é divulgado na imprensa internacional e nacional e não representam necessariamente a opinião do Departamento, que divulga todos os conteúdos de forma transparente e isenta. A sinopse é o resumo dos textos considerados novos ou relevantes para o público interessado nos temas deste clipping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.