
A homofobia é o preconceito existente em pessoas contra os homossexuais ou a homossexualidade. A homofobia inclui também o ódio, a aversão, repulsa, nojo, enfim, qualquer sentimento contra a homossexualidade.
O termo homofobia surgiu de um neologismo(criação de uma nova palavra) do psicólogo americano George Weinberg, em 1971. Ele queria expandir o significado de fobia para representar também o ódio, aversão ou repulsa em geral e associou ao termo homo como referência aos homossexuais, sendo assim a palavra teria o significado de repulsa/aversão aos homossexuais.
A homofobia é usada não como "medo de homossexuais", como seria entendido ao pé da letra; Para entender melhor lembre-se que em grego “homo” significa “igual” e “fobia” significa “medo”, sendo assim fica mais amplo seu significado. A homofobia é como o racismo, por exemplo. Uma palavra para denominar o que uma pessoa preconceituosa sente.
Aqueles que abrigam em sua mente esta “fobia” ainda não definiram completamente sua identidade sexual, isso gera dúvidas, angústias e certa revolta, que são transferidas diretamente para os assumidamente homossexuais. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.
Em linguagem mais clara possível, homofobia na maioria das vezes é o MEDO de se descobrir homossexual, pois o mesmo não tem certeza sobre a sua sexualidade. Mas como já foi dito, isso ocorre no inconsciente do individuo. Mais sobre homofobia aqui
Pesquisa
Um documentário exibido pela HBO exibiu dados de uma pesquisa que confirma o que muita gente já desconfiava: que homofóbicos podem na verdade ser Homossexuais enrustidos.
"Middle Sexes - Redefining He and She" mostrou uma simulação do processo de uma pesquisa realizada nos anos 90 por estudiosos da Universidade de Georgia com 64 universitários.
Sem saber, os estudantes foram divididos em dois grupos: um com tendências homofóbicas e outro formado por rapazes tranquilos com relação à sexualidade alheia.
Todos os universitários assistiram a filmes pornôs Gays utilizando um instrumento capaz de medir a excitação sexual. E adivinhe o resultado: uma proporção significativa dos homofóbicos demonstraram altos níveis de excitação. Já os não-homofóbicos não demonstraram animação ao ver vídeos Gays.
Após assistirem aos filmes, os homofóbicos, por unanimidade, disseram que a experiência não os fez sentir tesão algum.
A homofobia, como o racismo e a xenofobia, existe em diversos graus, em todas as sociedades. Todos os dias, em todos os países, indivíduos são perseguidos, violentamente atacados ou mesmo mortos devido à sua condição sexual. Quer seja explícita, quer não, a violência homofóbica causa um enorme sofrimento, que é frequentemente dissimulado sob um véu de silêncio e vivido na solidão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante para mim.