quinta-feira, 25 de junho de 2009

HIV e gripe suína


Portadores de HIV correm um maior risco com a nova gripe que segundo a Organização Mundial de Saúde se aproxima de uma pandemia, afirmou a OMS neste sábado.
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que pessoas com doenças relacionadas à imunodeficiência - incluindo o vírus da Aids -provavelmente ficarão mais vulneráveis a complicações relacionadas ao vírus H1N1, assim como a uma gripe regular sazonal, que mata entre 250 e 500 mil pessoa por ano.

O HIV e a nova forma da gripe também podem se mesclar de uma forma perigosa, como ocorreu com o HIV e a tuberculose, afirmou a OMS em um guia para os funcionários da área da saúde em seu site.

"Apesar de não existirem dados adequados para prever o impacto de uma possível pandemia de gripe em populações afetadas pelo HIV, as interações entre a HIV/Aids e a gripe A(H1N1) podem ser significativas", explicou a organização."Pessoas infectadas pelo HIV devem ser consideradas de alto risco e uma população com prioridade para estratégias de prevenção e terapêuticas contra a gripe, incluindo infecção pelo vírus A(H1N1)", apontou.

O vírus conhecido como "gripe suína" tem se mostrado mais grave no México, onde as autoridades afirmam que já matou mais de 100 pessoas, mas causa sintomas mais brandos conforme se espalha pelo mundo para países como Estados Unidos, Áustria, Israel, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Apesar de o surto continuar pequeno em relação a outras epidemias como malária, hepatite e meningite, a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para 5, sendo 6 o alerta máximo, devido à sua rápida disseminação e à possibilidade de que a gripe possa causa maior devastação em comunidades mais pobres e vulneráveis.

Países com altos índices de HIV ,a maior parte na África, devem trabalhar para assegurar que as pessoas mais vulneráveis recebam os medicamentos que precisam para combater infecções da gripe, apontou a OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.