domingo, 2 de agosto de 2009

Teste Rápido


















O Ministério da Saúde quer ampliar o diagnóstico do HIV e investe na aquisição de testes rápidos. Para este ano, foram adquiridos 3,3 milhões de unidades. No primeiro trimestre, estados e municípios receberam 30% a mais de testes rápidos. “O teste rápido é seguro e o resultado sai em apenas 30 minutos” afirma em nota o Programa. O sangue é coletado por meio de punção no dedo. O resultado é confidencial, e se for positivo o cidadão é encaminhado ao médico. “O sangue é colocado em dois kits. Caso ambos tenham o mesmo resultado, o diagnóstico é fechado. Em caso de divergência é feito um terceiro para confirmação”, diz a nota. O teste rápido pode ser usado mesmo em áreas de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas e cidades do interior do Nordeste – locais onde o número de exames para o HIV ainda é baixo.


Em nota técnica, o Programa Nacional de DST e Aids diz considerar o diagnóstico precoce determinante para uma melhor resposta ao tratamento. O tempo de espera e a necessidade de retorno ao serviço de saúde levam muitos pacientes a desistirem do resultado. Em pacientes com tuberculose ou outros sintomas indicativos de aids, a demora pode ser fatal. A nota diz que mulheres no 3º mês de gestação devem fazer o teste rápido como medida fundamental de controle da transmissão vertical, e que, em todos os usuários, a realização do diagnóstico deve ser acompanhada de aconselhamento pré e pós teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.