sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


A declaração do participante do Big Brother Brasil (reality show da TV Globo) Marcelo Dourado de que heterossexuais não se infectam pelo HIV continua repercutindo na imprensa nacional e até em outros países, conforme mostra matéria da Folha de S.Paulo, publicada nesta sexta-feira (leia aqui).

“Hetero não pega aids, digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, disse Dourado aos colegas da casa.

Mas não é bem assim.”Tanto o sexo vaginal quanto o anal e o oral sem preservativo, com parceiro infectado, podem transmitir HIV”, esclareceu a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, que também é diretora do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT-DST/Aids).

“Sabemos que, na relação vaginal, o risco do homem transmitir HIV para a mulher é maior do que o inverso, mas elas podem, sim, infectar seus parceiros. Existem vários casos em que isso aconteceu”, explicou.

A coordenadora do programa de aids do estado disse também que a penetração no ânus possui maior risco de infecção do que na vagina. “Temos que lembrar que casais heterossexuais também praticam sexo anal.”

Quando falou na escala de risco, Maria Clara Gianna também afirmou que a transmissão do HIV por meio do sexo oral é menos frequente, mas ocorre.

Desinformação

Maria Clara disse que vê com preocupação a fala de Marcelo Dourado. “Ele representa a população, o que demonstra que as pessoas possuem muitas dúvidas sobre a infecção pelo HIV”.

Diante disso, ela avaliou que os gestores e a imprensa precisam continuar informando a população sobre o assunto. "Em relação ao HIV, a forma de transmissão é o tema que mais temos conhecimento atualmente."

Aumento da transmissão do HIV entre heterossexuais

De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2007 houve maior transmissão do vírus da aids entre heterossexuais (45,1%) na categoria de exposição sexual de adultos do sexo masculino.

Fábio Serrato

Dica de Entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.