quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O preconceito vivenciado por quem é portador

O preconceito vivenciado no dia a dia e o tratamento são apenas algumas das barreiras enfrentadas por quem é portador de uma doença crônica como a AIDS. Mas, por outro lado, as dificuldades enfrentadas podem fazer com que o portador da doença consiga se adaptar melhor a mudanças no estilo de vida. Os dados são de pesquisas desenvolvidas por psicólogos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O psicólogo clínico Flávio Almeida, no ano passado, defendeu uma tese de mestrado sobre mulheres que são portadoras do vírus HIV e aguardam o resultado do exame de soropositividade dos filhos. Segundo Flávio, a partir do resultado encontrado, é possível perceber que as pessoas portadoras de doenças crônicas desenvolvem mais resistência às adversidades.

Para o psicólogo, doentes crônicos conseguem se adequar melhor às situações. "Quando a pessoa descobre que está doente, a primeira reação é ligada às dúvidas, à incerteza sobre o futuro. Mas com o tempo e o apoio das pessoas mais próximas, estas pessoas começam a desenvolver estratégias de enfrentamento para situações adversas em suas vidas e conseguem encarar algumas coisas bem melhor do que pessoas que não possuem doença nenhuma", comentou.

Edvaldo Farias, portador do HIV, acredita que consegue lidar bem com situações difíceis. "Os obstáculos parecem mais fáceis porque você já tem uma doença séria e já precisa enfrentar preconceito, tratamentos e os efeitos colaterais. Não é fácil, por isto parece que os problemas se tornam menores", comentou.

A infectologista Francisca Maria Luiz destaca, no entanto, que para poder ter uma boa qualidade de vida e conseguir enfrentar os obstáculos, os portadores do HIV precisam de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e psiquiatras. "Muitos pacientes têm transtornos psicológicos e por isto o acompanhamento precisa acontecer em todas as esferas", comentou. (NX)

fonte: Soropositivo.org

Um comentário:

  1. É bom ver que meu site ajuda vc a fazer o seu. fico feliz
    Cláudio Santos de Souza. Proprietário do soropositivo.org
    msn tannwander@hotmail.com
    []´s

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante para mim.

Quem sou EU?

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Camisinha masculina?Como usar.